Um guia completo de todos os lugares para conhecer em Florianópolis, especialmente de passeios gratuitos e na natureza.
Não é novidade para ninguém que Florianópolis tem muitos lugares turísticos para passear e conhecer: você pode, por exemplo, almoçar no mercado público ou visitar a ponte Hercílio Luz.
Mas se tem uma verdade sobre Floripa é que ela não é a ilha da magia à toa. E grande parte da sua mágica está em suas belezas naturais.
Então, como conhecer a ilha da magia em sua essência, muito além dos passeios turísticos? Quais são os lugares para realmente aproveitar o melhor que a natureza de Floripa pode proporcionar?
Pois bem. Esse é um guia de lugares para conhecer no sul da ilha, escrito por uma manezinha, que é o nome que se dá a quem nasceu e se criou tomando banho de mar de Floripa.
Vamos lá? 🙂

Nascer do Sol
Aqui em Florianópolis, o sol nasce primeiro na praia do Morro das Pedras. Sem dúvidas, esse é o melhor lugar para assistir a esse espetáculo.
No verão, o sol nasce em torno das 05h20min. No inverno, ele só aparece por volta das 06h40min. Ou seja: tem que madrugar para não se atrasar.
A praia do Morro das Pedras é vizinha do Campeche e da praia da Joaquina. É uma praia relativamente vazia e mais frequentada por pessoas que moram por lá.
Quer dizer, se você gosta de praias mais vazias e silenciosas, ela é uma ótima opção.
Um bom roteiro é assistir o sol nascer no Morro das Pedras e tomar café da manhã no Oka Floripa, que fica bem pertinho de lá.

Melhores ondas
Certamente, Floripa é um dos melhores destinos de surf do país. Isso porque a ilha é bastante constante em relação às ondas. Pode-se dizer que as praias daqui rendem ondas durante o ano inteiro.
Apesar disso, a melhor época para o surf é a temporada de outono-inverno, entre maio e setembro.
Só precisa ter cuidado porque, em razão da safra da tainha (um peixe comum da região), é proibido surfar em algumas dessas praias, entre maio e julho.
Quando se fala nas melhores ondas de Floripa, a praia do Campeche com certeza é uma das opções mais famosas. Tanto que recebeu o apelido de Campeche Bay, em referência à Jeffreys Bays, praia da África.
O Morro das Pedras é a continuidade da praia do Campeche. As ondas de lá, no entanto, costumam quebrar em frente às pedras. Por isso, não é tão recomendado para surfistas iniciantes.
Por último, a Praia do Matadeiro e da Armação (que são separadas apenas por um rio pequeno) também são ótimos picos de surf. Elas ficam mais distantes do centro de Floripa, mas têm ondas constantes e não tão difíceis.

Passeios marítimos
Uma ótima opção de passeio marítimo é a travessia para Ilha do Campeche, que recebeu o apelido de Caribe brasileiro.
E não é por menos. O cenário da ilha é realmente paradisíaco: um mar calmo e cristalino, com diferentes tons de azuis, vegetação nativa e areia clarinha.
Além de uma paisagem incrível, a Ilha também é um importante sítio arqueológico. tombado pelo IPHAN, com inscrições rupestres de mais de 5 mil anos.
Existem três lugares de saída do passeio de barco para a Ilha do Campeche:
- Bote saindo do Campeche: com travessia de menos de 10 minutos.
- Barco saindo da Armação: com trajeto de 40 min feito pela Associação de Pescadores.
- Barco saindo da Barra da Lagoa: com travessia de 1 hora e 20 minutos.
Trilhas
Se você gosta de fazer trilhas, Florianópolis é o destino perfeito. Tem trilhas para todas as pessoas, de diferentes níveis de intensidade e aventura.
O ideal é sempre evitar dias chuvosos, ir de tênis e evitar horários de sol muito forte.
Para começar, uma boa opção é a Trilha de Naufragados, mais ao sul de Floripa. O destino é uma área de preservação ambiental. A trilha é simples e tem aproximadamente 2,5 km de extensão. O trajeto dura, portanto, cerca de 1 hora. A única dificuldade é uma subida logo no início do percurso.
Outra opção é a Trilha da Lagoinha do Leste, uma das trilhas mais famosas de Floripa. Existem duas opções para chegar até lá: saindo do Pântano do Sul ou da Praia do Matadeiro.
A primeira opção é uma trilha de intensidade moderada-difícil. Apesar de não ser muito longa, o trajeto dura entre 1h e 2h, em razão das subidas íngremes.
O trajeto a partir da Praia do Matadeiro é mais longo, mas bem menos íngreme. O percurso dura entre 2h e 3h, mas com uma vista incrível.
Observação de baleias
Entre os meses de julho e novembro, o litoral de Santa Catarina recebe a visita de baleias francas. O mar de Floripa funciona como um berçário para as baleias que estão subindo a costa brasileira.
Isso porque a temperatura da água é a mais agradável para as baleias fêmeas parirem e amamentarem seus filhotes.
As baleias são tão dóceis que chegam bem perto das praias. Por isso, é possível avistá-las de longe, da areia. Toda a região recebe uma proteção ambiental específica para essa espécie.
Mas, infelizmente, nem sempre foi assim. Durante muito tempo, as baleias francas foram caçadas e mortas para extrair o óleo de baleia. Esse óleo era usado como argamassa nas construções e como combustível das lamparinas.
A caça de baleias é proibida no Brasil desde 1934. Embora, até a década de 80, se tenha registros da perseguição desses animais.
As melhores praias para observar as mamães baleias e seus filhotes é no Morro das Pedras e na Armação. Tem que contar com uma boa dose de sorte para estar no lugar e na hora certa.
Rota gastronômica
O Ribeirão da Ilha e o Oka Floripa concentram todos os melhores restaurantes de Florianópolis. É, sem dúvidas, a melhor rota gastronômica da ilha.
Se você gosta de frutos do mar, vai gostar de conhecer os restaurantes do Ribeirão. É lá que estão os famosos cultivos de ostras. Então, se você quer comer uma ostra fresca, já sabe né?
No Oka Floripa, por outro lado, está a maior variedade de opções de restaurantes:
- Pizza na Fuoco Pizza
- Cerveja artesanal no LayBack
- Gelatos italianos na Officina Gelatiera
- Sushi no Arquipélago Sushi
- Café no Coffee Train
- Frutos do mar no Zeca do Bar
- Coxinha na Maria Coxinha
- Vinho no Oui Vin
Não tem como imaginar maior variedade. Tudo da melhor qualidade e com o astral do empreendimento Oka.
Remar
O sul da ilha é bastante conhecido pela prática de esportes ao ar livre e dentro da água.
Se você gosta de remar, tanto stand up como canoa havaiana, as melhores opções são a Lagoa do Peri, Pântano do Sul e Ribeirão da Ilha. Todos esses lugares têm águas mais calminhas, perfeitas para a prática desses esportes.
O melhor Pôr do sol de Florianópolis
Não tem melhor lugar para assistir ao pôr do sol do que no Ribeirão da Ilha.
Além de um cenário natural incrível para o sol se despedir, o Ribeirão é um povoado histórico, com casas coloniais e ruas de pedra.
Sem contar que é o melhor lugar de Floripa para comer frutos do mar. Então, uma ótima ideia é assistir ao pôr do sol em um dos restaurantes por lá.

No centro de tudo o Oka Floripa
No centro de tudo isso está o empreendimento Oka Floripa. O Oka foi pensado e construído para proporcionar um espaço único de lazer e serviços para os bairros do sul da Ilha.
É o primeiro mixed-use do Sul da Ilha, que é uma tendência mundial que concentra diversas atividades no mesmo lugar: moradia, lazer, comércio e serviços.
O Oka vem para unir o urbano e o natural com espaços projetados para proporcionar a facilidade de encontrar tudo no mesmo ambiente.
Ou seja: chegou para garantir e proporcionar a praticidade da vida urbana com o astral da vida na praia.